tipos-de-cabelo.jpgTodos os tipos de cabelo necessitam de um tratamento diferente. A falta dos cosméticos certos, a forma como lavamos ou penteamos o nosso cabelo, podem levar ao seu enfraquecimento e, como resultado, à queda de cabelo, secura e cabelo quebradiço. Além disso, o cabelo danificado fica mais suscetível aos químicos e aos danos mecânicos, à radiação solar e à poluição que pode entrar através das cutículas levantadas do cabelo. Os cosméticos para tratamento capilar devem ser ajustados ao tipo de cabelo e às suas necessidades. Como fazê-lo?

Antes de se dirigir à farmácia, deve saber que os dermatologitas e os hair stylists consideram alguns tipos de cabelo.

Cabelo normal é aquele que todas desejamos. É muitas vezes denominado de cabelo saudável. Tem cabelo normal quando precisa de o lavar a cada dois ou três dias e o cabelo é leve, sedoso e flexível. As cutículas do cabelo estão firmemente encostadas às raízes e as madeixas estão suaves e apresentam um brilho natural.

O cabelo oleoso é difícil de manter. Deve lavar o cabelo todos os dias para remover a camada de sebo que pode aderir pó e sujidade. O cabelo oleoso é o resultado da atividade incorreta das glândulas sebáceas. Por isso, quando for ao dermatologista ou à farmácia, peça um champô e condicionador especializados.

O cabelo seco apenas aparenta estar limpo e bem cuidado. Mas, na verdade, está baço, quebradiço e fino. O cabelo capta eletricidade e não tem nenhuma barreira lipídica, porque a rápida privação de água é propensa a danos.

O cabelo misto é uma mistura de cabelo oleoso (nas raízes) e seco (nas pontas). São muito complicados de manter, porque tem de escolher os cosméticos que limitam a secreção de seco mas que também hidratam o seu cabelo.

O cabelo com caspa não é nada atraente, e, para resolver o problema, deve comprar produtos especializados da farmácia ou consultar um dermatologista. A caspa desenvolve-se devido à atividade imprópria das glândulas sebáceas ou à proliferação de bactérias e fungos.

O cabelo pintado e danificado precisa de ser hidratado, porque está seco, quebradiço e tem pontas espigadas. A poluição entra pelas cutículas levantadas do cabelo, piorando a sua condição.

Felizmente, para cada tipo de cabelo pode escolher o cosmético adequado. Vai precisar de: champô, amaciador, sérum e loção ou óleo. Os cosméticos não devem conter: parabenos, corantes, SLS, silicones ou outras substâncias que possam entupir as glândulas sebáceas, provocar irritações ou secura das madeixas. Os óleos vegetais, de ervas, os minerais e óleos cosméticos são bons para o seu cabelo. Os mais eficazes são: urtiga, camomila, zinco, óleo de argão, Aloe Vera, bardana e extrato de árvore do chá. Igualmente importante é a forma como trata do seu cabelo. Durante a lavagem do cabelo pode fazer uma massagem relaxante e, para retirar o champô, utilize água fria. Imediatamente a seguir à aplicação do amaciador, coloque uma touca de plástico ou toalha, para acelerar a absorção de nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *