São baratos. Apresentam uma ação natural e satisfazem as necessidades da pele. São ricos em vitaminas, minerais, ácidos gordos e antioxidantes que são importantes para a pele, deixando-a nutrida, rejuvenescida e bonita. Quais os óleos faciais mais utilizados?
Hoje em dia, os métodos de cuidado naturais com a pele estão a renascer. Cremes caros e cosméticos sintéticos são facilmente substituídos por produtos orgânicos. Preferimos óleos a máscaras de rosto porque funcionam em harmonia com os processos naturais que têm lugar na nossa pele. Pode fazer os seus próprios cosméticos caseiros à base de óleos ou pode utilizá-los como substitutos de cremes. O mais interessante é que os óleos naturais não são apenas uma opção para pele seca – também são benéficos para pele oleosa, ajudando a combater a acne.
Para obter os melhores efeitos, vale a pena utilizar os óleos faciais mais adequados. O que importa é o teor em ácidos gordos. Quantos mais ácidos gordos essenciais tiver, mais leve será o óleo (óleo de secagem). Resumidamente:
- Óleos de secagem – adequados para pele oleosa, problemática, propensa a ganhar acne, por exemplo, óleo de rosa, óleo de cânhamo, óleo de Hippophae, óleo de onagra, óleo de borragem, óleo de framboesa.
- Óleos de semi-secagem – perfeitos para pele normal ou mista, como óleo de amêndoa, óleo de cártamo, óleo de caroço de damasco, óleo de argão e óleo de girassol.
- Óleos de não secagem – ideais para pele madura, desidratada e irritada, por exemplo, óleo de macadâmia, óleo de abacate, óleo de avelã e óleo de pêssego.
OS MELHORES ÓLEOS FACIAIS
É hora de analisar melhor os óleos que as mulheres gostam de utilizar. Sabe que propriedades são oferecidas pelos óleos que tendem a ser mais frequentemente utilizados no cuidado do rosto? Vamos ficar a conhecê-los!
Óleo de argão
O melhor óleo de argão é o óleo de argão de Marrocos. Apresenta um aroma a nozes muito agradável, quando não é misturado com outros ingredientes. Infelizmente, este é um dos óleos mais caros. A sua versão não refinada e extraída a frio é rica em ácidos gordos ómega 9 e vitamina E antioxidante. Qual o significado disso? Significa que nutre e hidrata a pele, mas também rejuvenesce e alivia as irritações. Além disso, este óleo apresenta propriedades anti-inflamatórias e equilibra o trabalho das glândulas sebáceas. A utilização regular do óleo de argão permite que a pele restaure a sua elasticidade e que fique devidamente hidratada, prevenindo também a oleosidade do couro cabeludo. É mais eficaz em pele madura, seca e irritada.
Óleo de coco
Muitas mulheres substituem cremes de rosto por óleo de coco porque este é um óleo que hidrata e suaviza muito bem a pele, possui uma textura agradável à temperatura ambiente e tem o aroma de coco fresco. A vantagem do óleo de coco é que possui uma quantidade considerável de ácido láurico com efeito antibacteriano forte. Graças à sua cmposição, o óleo de coco ajuda a combater a acne e não obstrui os poros. É também um cosmético natural antirrugas. Além disso, não só hidrata devidamente a pele como também melhora a sua suavidade e elasticidade.
Óleo de figo-da-índia
Este óleo é muito leve e apresenta uma fragrância fresca e acabamento mate. É absorvido quase totalmente pela pele, e, por isso, não forma uma camada gordurosa. Não obstrui os poros e funciona muito bem no cuidado de todos os tipos de pele. Infelizmente, o óleo de figo-da-índia (ao contrário do óleo de coco) é um dos óleos cosméticos mais caros. É precisa meia tonelada de sementes de figo-da-índia para extrair 1 litro de óleo. No entanto, vale a pena investir neste óleo, pois o mesmo criar imunidade aos fatores externos prejudiciais, apresenta propriedades antirrugas, melhora a tensão, a hidratação e a cor da pele. A utilização regular de óleo de figo-da-índia na pele faz-nos esquecer problemas como oleosidade na zona T.
Óleo de marula
Os elefantes africanos adoram os frutos desta árvore e nós adoramos o óleo de marula devido os efeitos que proporciona. É expressivamente absorvido e não cria nenhuma sensação gordurosa, apenas um delicado revestimento acetinado. Este óleo contém ácido oleico, vitaminas C e E, flavonóides e muito mais. Graças a todos estes ingredientes, o óleo de marula fortalece a barreira hidrolipídica da pelee, melhora a hidratação, minimiza as estrias e cicatrizes, reduz a vermelhidão e suaviza as rugas mais finas. Se for utilizado sistematicamente, o óleo suporta a regeneração e pode ser útil no cuidado da pele com acne.
Óleo de jojoba
Na verdade, trata-se de uma cera com algumas propriedades de óleo, como a consistência. A sua forma oleosa não impede que seja perfeitamente absorvido pela pele (sem sobrecarregar). Vale a pena saber que, em termos de composição, o óleo de jojoba é semelhante ao nosso sebo. Não admira que se adapta perfeitamente às necessidades da pele e que seja facilmente absorvido. Além disso, previne a perda de água, regenera, reduz os danos dos radicais livres, e apresenta as propriedades de um filtro UV. Graças ao seu efeito antibacteriano, este óleo é muito eficaz no cuidado da pele propensa a ganhar acne.
Óleo de semente de framboesa
Possui uma fragrância cativante, mas essa não é a única razão pela qual vale a pena aplicar o óleo de semente de framboesa no rosto. Este é um cosmético universal, natural e versátil. É leve, por isso é fácil de aplicar e é facilmente absorvido sem deixar uma película gordurosa na pele. O óleo de framboesa é um dos melhores filtros UV naturais, mas não serve apenas para proteger a pele. Proporciona uma hidratação adequada, ilumina, previne o envelhecimento prematuro da pele, acelera a regeneração de feridas, suaviza irritações e apresenta propriedades antibacterianas. Muito se esconde neste óleo discreto.
Óleo de rosa
O óleo de rosa é muito apreciado por mulheres que têm pele sensível, com tendência a ficar com os capilares dilatados. Isso deve-se talvez ao facto de o óleo de rosa ser um dos poucos óleos capaz de acalmar as irritações reduzir a vermelhidão de uma forma eficaz. É uma fonte valiosa de vitamina A e carotenóides, ingredientes esses que possuem propriedades antirrugas. A aplicação de óleo de rosa na área dos olhos pode ajudar a eliminar os pés de galinha. Este é outro óleo que não sobrecarrega a pele e fornece à pele a quantidade ideal de nutrientes. O óleo de rosa é muito utilizado como substituto de cremes para pele madura.
Deixe uma resposta